Go to Top

Instituto

O Instituto Brasileiro de Direito Minerário – IBDM é uma sociedade civil que tem como objetivo promover o estudo e o aperfeiçoamento do Direito Minerário brasileiro e sua difusão no Brasil e no exterior.

Fundando em 29 de março de 199 por William Freire, constitui referência no setor mineral como maior fomentador da discussão e ensino do Direito Minerário.

Ao longo desses anos, o instituto formou a maior biblioteca de Direito Minerário do país.

Em função de seu objeto de fomentar e promover o estudo do Direito Minerário, promove cursos, palestras, seminários, congressos, debates e encontros, além de produzir pesquisa e documentação de interesse do setor.

O IBDM conta com o apoio de vários parceiros como o Centro Jurídico Brasileiro – CJB, o Instituto dos Advogados de Minas Gerais – IAMG, a Revista InTheMine, Jurídica Editora, Instituto William Freire e CAMARB.

O Brasil, com seu grande potencial geológico, tem todas as condições para reforçar sua posição de protagonista global da mineração. Diante desse cenário, a importância do IBDM se destaca, principalmente num momento em que se discute o Marco Regulatório da Mineração.